Aumentar o espaço disponível em disco

O que você pode fazer é apagar restaurações e backups antigos, dando uma boa aliviada no disco. Veja como realizar a tarefa:
a) No menu Iniciar, digite “limpeza de disco” no campo “Iniciar Pesquisa” e aguarde até que a ferramenta “Limpeza de Disco” apareça no resultado da busco para, em seguida, clicar sobre essa.
b) Na tela que aparecer, selecione a opção “Arquivos de todos os usuários do computador”.
c) Agora escolha em qual o drive ou partição deseja que a limpeza seja realizada.
d) Aguarde alguns instantes até que o sistema encontre todos os arquivos que podem ser eliminados do computador.
e) Na janela de opções que surgir, acesse a aba “Mais Opções” e em seguida, na área “Restauração do Sistema e Cópias de Sombra”, clique em “Limpar”.
f) Uma janela de confirmação será mostrada, clique no botão “Excluir”. Agora é só aguardar até que todas as restaurações antigas sejam excluídas.

Desligar o computador

a) Utilize o atalho tecla Windows+R para abrir a opção Executar do Windows e digite"eventvwr" (sem as aspas).
b) Quando o Visualizador de Eventos abrir, escolha a opção “Logs de Aplicativos e Serviços” presente na coluna à esquerda da janela.
c) Agora, na tela central, clique na opção Microsoft, em seguida em Windows, então em Diagnostics-Performance e finalmente em Operational. Este processo pode levar algum tempo para se concluído, tudo depende da quantidade de dado que está sendo coletado.

d) Quando o processo anterior estiver completo, uma lista com diversos eventos será mostrada. Agora é com você: percorra os eventos que ocorreram quando seu computador for desligado para saber quais aplicativos ou serviços causam a lentidão.
e) Uma vez que os processos tenham sido identificados, procure saber mais sobre eles e, claro, maneiras de resolver o problema.
Processos lotando o disco
Você já deve ter reparado que, com o passar do tempo, seu HD parece estar completamente lotado, trabalhando muito mais do que realmente necessita. Isto pode resultar de algum processo que está utilizando o disco rígido mais do que deveria.
Baixando o Process Explorer você consegue monitorar seu computador e todos os processos em execução. Após executar o aplicativo, acesse o menu “View” e escolha a opção “Select Columns”. Na janela mostrada, marque os itens: I/O Reads, I/O Read Bytes, I/O Writes e I/O Write Bytes. Agora é só clicar em Ok e procurar pelo processo que está consumindo mais bytes nas colunas mostradas.
Menu mais rápido

ATENÇÃO: Só altere valores e configurações de registro se você realmente souber como fazer, caso contrário poderá danificar o sistema operacional.
a) Utilize o atalho tecla Windows+R para abrir a opção Executar do Windows e digite“regedit” (sem as aspas) para que o editor de registro seja aberto.
b) Em seguida, na coluna da esquerda, acesse o caminho
HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop.
HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop.
c) Na coluna à direta procure pelo registro “MenuShowDelay” e clique duas vezes sobre ele. Na janela que abrir, altere o valor do campo “Dados do valor” para um. Clique em Ok e pronto.
Configurações de Energia

Para alterar as configurações de energia, acesse o Painel de Controle e clique no ícone “Opções de Energia”. Agora você pode escolher o padrão que mais sem encaixa ao seu computador, clicando em “Alterar configurações do plano”. Não se esqueça de, ao finalizar as alterar, clicar em “Salvar Alterações” para que as modificações sejam aplicadas.
ReadyBoost

Ao conectar um dispositivo móvel no computador, a janela de Reprodução Automática. Nesta, clique na opção “Acelerar meu sistema” e aguarde alguns instantes.
Na tela de Propriedade, marque o campo “Usar este dispositivo” e estabeleça quanto espaço poderá ser utilizado como memória Cache pelo computador. Para finalizar, pressione o botão “Ok” e pronto.

Alterando os ícones em seu Windows
Para modificar ícones de componentes como “Computador”, “Rede” ou “Lixeira”, siga estes passos:

Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e, no menu que aparecer, clique em “Personalizar”.

No canto superior esquerdo, clique em “Alterar ícones da área de trabalho”.

Na parte de cima da tela que aparece, defina quais atalhos você deseja exibir no desktop. Na parte de baixo, escolha um desses ícones e clique em “Alterar ícone”.

Clique em “Procurar”, localize a imagem desejada, selecione-a e clique em “OK”.

Para alterar o ícone de outros arquivos ou pastas, siga estas instruções:
Clique com o botão direito sobre o arquivo ou a pasta e, no menu que aparecer, clique em “Propriedades”.

Vá até a aba “Atalho” e clique em “Alterar ícone”.

Clique em “Procurar”, localize a imagem desejada, selecione-a e clique em “OK”.

O que falta no Windows?
A Microsoft é a dona do sistema operacional mais usado do mundo. Mas será que poderia ser melhor?
A resposta rápida à pergunta acima é: claro! Em se tratando de software, sempre há o que melhorar. Porém, nem sempre é viável ou possível incorporar certos recursos aos programas e, principalmente, ao Windows. Qualquer alteração no sistema pode deixá-lo mais pesado, causar instabilidade ou uma infinidade de problemas diferentes. Contudo, como nós usuários não sabemos qual “mágica” acontece para que o sistema funcione, vamos só apontar algumas coisas que seriam muito interessantes se estivessem presentes no Windows, independente de viabilidade técnica.
Geralmente, quando se fala em melhorar o Windows, aparecem vários fãs de Linux e Mac OS, com milhares de sugestões de recursos presentes nestes sistemas operacionais, mas que não fazem parte do SO da Microsoft. Realmente, existem várias ferramentas muito interessantes em outros sistemas operacionais, mas o Windows é programado de uma forma totalmente diferente, o que o limita em alguns aspectos. Também, para usuários sem conhecimento técnico, muitos dos recursos de outros sistemas simplesmente seriam inúteis.

Personalização ao máximo (ou nem tanto)
O Windows Vista mostrou que o rumo da Microsoft está certo no quesito personalização, mas que ainda há um longo caminho pela frente. O sistema está longe de ser totalmente personalizável, mas já tem grandes melhoramentos visuais em relação ao XP, assim como o XP é muito mais atrativo visualmente em relação aos seus ancestrais. Porém, ainda há muito que fazer, pois existem milhares de usuários que gostam de dar uma aparência mais particular — ou mesmo peculiar — ao sistema.

Que tal mudar o formato e as cores do botão iniciar, usar uma imagem de fundo na barra de tarefas, ou mesmo fazer recortes nela? Uma sugestão para aumentar ainda mais a possibilidade de mudança visual do Windows (além de mudar a cor das janelas e deixá-las transparentes) é incorporar um programa que permita a alteração de todos os elementos. O nome até poderia ser Windows Theme Maker! O programa poderia ainda centralizar tudo o que é relacionado à mudança de temas. Sons, papéis de parede, proteções de tela, cores de janelas e botões, tudo poderia estar concentrado em um só lugar.
É claro que existem programas como o WindowBlinds e DesktopX, que mudam drasticamente a aparência e inserem novos recursos ao sistema. Porém, eles são extremamente pesados e podem causar problemas, caso o usuário utilize skins e recursos mal construídos. É extremamente irritante ter que esperar vários minutos para que o PC carregue programas simples porque está com todo o desempenho comprometido para manter o tema funcionando.

Você já ouviu falar de algum tema adicional para o Windows, lançado oficialmente pela Microsoft? Raramente a empresa faz temas oficiais e, quando faz, não divulga em larga escala o seu lançamento. Algo que poderia existir na Microsoft e em seus sites é um serviço de download específico para personalização do sistema. É preciso que os sites de download da empresa sejam garimpados para encontrar novos temas “escondidos”. Um exemplo é o tema de Natal que está disponível no Baixaki, o Nunavut, que apesar de ter um nome estranhíssimo, até que é bonitão, e o Ontario, que tem ícones e papéis de parede da cidade Canadense com esse nome.
O problema é que, baixando qualquer um desses temas, alguns usuários podem ficar decepcionados, já que eles alteram uma quantidade muito pequena de itens do Windows. Faltam temas que façam o que os programas citados anteriormente fazem, que é mudar de forma extrema o visual.
Melhor acessibilidade
Pode-se dizer sem risco de errar que o Windows é o sistema operacional de mais fácil utilização já criado. No Vista, foi incorporado o sistema de reconhecimento de voz, que visa a facilitar mais ainda a operação do computador, mas não é bem isso que acontece. Em primeiro lugar, nós brasileiros fomos deixados de lado, como várias vezes acontece, não só com produtos Microsoft. Simplesmente não há como ditar palavras em português para comandar seu computador ou escrever no Word. Caso você fale inglês, poderá ativar a ferramenta.

Sistemas de reconhecimento de voz existem há muitos anos, mas até hoje nenhum deles foi adaptado e aperfeiçoado para uso doméstico. O sistema presente no Windows Vista ainda é extremamente cru, pois necessita de muitas horas de “treinamento” para começar a funcionar de maneira aceitável. Para que ele possa ser usado por todo tipo de usuário, é necessário que a tecnologia evolua para o patamar do “plug and play” – ou “ligue e use” – coisa que ainda está longe de acontecer, mas que seria um avanço muito querido por quem gosta de usar o Windows.
Segurança e problemas

A assistência remota é uma idéia muito boa, mas que parece não ter sido aplicada satisfatoriamente, assim como o Windows Defender. Ao invés de ligar para o seu amigosabichão, você poderia permitir que ele se conectasse ao seu PC, para ver o que está acontecendo e, se possível, já resolver o problema. Porém, um usuário iniciante tem extrema dificuldade em usar a ferramenta, o que a torna simplesmente inútil para a grande maioria, pois quem sabe usar, não precisa.

O que o Windows NÃO deveria ter
Essa pergunta a concorrência adora responder, mas em termos práticos, assim como existem ferramentas interessantes que o Windows não tem, há problemas que ele tem, que podem ser solucionados ou não em atualizações. Uma situação que talvez poucos percebam é que só no Windows os programas brigam pela atenção do usuário. Não entendeu?

Agora é a sua vez
Cada usuário sente uma necessidade diferente. Se você não viu a sua nesse artigo, algum recurso que não está presente, mas seria bom que estivesse ou algo que não gosta e queria que fosse retirado, utilize os comentários para expressar suas idéias. O Windows também poderia fazer cafezinho e levar o cachorro para passear. Quem sabe em uma versão futura, não é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário